O modal rodoviário é responsável por mais de 60% da movimentação de cargas no Brasil. Vários setores dependem do pleno funcionamento do transporte rodoviário para manter suas atividades. E dentro desse complexo sistema, as cargas especiais são capítulo a parte na movimentação de produtos nas estradas brasileiras.
Recebe a denominação de cargas especiais aquelas que têm medidas (comprimento x largura x altura) e peso que ultrapassam os limites do considerado padrão comercial. Esse parâmetro é estabelecido pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) e estudos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes).
Em relação as dimensões que configuram uma carga especial, a Resolução 211/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) diz que um conjunto transportador (veículo trator + reboque ou semirreboque + carga) é indivisível quando:
– PBTC (Peso Bruto Total Combinado) for menor ou igual a 91 toneladas
– Comprimento total superior a 19,80 m
– Largura maior de 2,60 m
– Altura maior do que 4,40 m
Os exemplos mais comuns de cargas especiais são:
– Máquinas de uso industrial ou agrícolas
– Transformadores e reatores para gerar energia
– Locomotivas, vagões ferroviários, ou outros veículos que excedam dimensões e precisem ser transportados
– Equipamentos ou estruturas da construção civil
– Peças de componentes eólicos (pás, tubos, aerogeradores etc.)
– Grandes guindastes e suas seções
Além desses, qualquer maquinário ou estrutura que tenham dimensões excedentes, se enquadrarão no conjunto de normas que autorizam o transporte de cargas especiais. Então uma fabricante de máquina precisa entender, por exemplo, que não poderá levar sua produção da fábrica ao cliente final de forma aleatória. Dependendo do peso ou tamanho de seu produto, ele precisará de um planejamento mais aprofundado para seguir viagem.
O desconhecimento desses aspectos é o grande fator dos altos custos que envolve essa operação. E também, o maior causador de incidentes durante o transporte. Então é vital conhecer toda parte técnica e contar com os melhores equipamentos para realizar transporte de cargas especiais.
Antes de focarmos nesses gastos do transporte de cargas indivisíveis, vamos entender um pouco de como ele é regulamentado. E depois vamos ver alguns vilões da rotina logística de segmento.
As orientações que qualificam o transporte de cargas indivisíveis é a Resolução 01/2016 do DNIT. Nela estão as diretrizes que precisam ser atendidas para acontecer uma movimentação com este tipo de carga. Nesse conjunto de leis, estão tópicos que definem os equipamentos e as condições para uma carga especial iniciar viagem.
A Resolução é proposta para fiscalizar o transporte de cargas especiais, mas também, para garantir a segurança nas rodovias e preservar a integridade destas. Qualquer ação que vá de encontro as recomendações do DNIT estará passível de rigorosas multas, e até apreensão da carga.
E uma transportadora que se propõe a realizar tal movimentação de carga, precisará assumir esse compromisso legal e ter frota específica para efetuar o transporte. Vamos entender a seguir a importância dessa estrutura para logística das cargas excedentes.
Aqui vamos explicar o funcionamento do transporte de cargas indivisíveis mostrando as maiores dificuldades durante toda operação do carregamento ao descarregamento. E como esses pontos incidem diretamente em resultados importantes para transportadora: satisfação do cliente e lucro real do frete.
Poucos imaginam que no transporte de peças tão robustas as avarias são tão comuns. Elas acontecem na maioria das vezes por detalhes técnicos, a utilização de equipamentos impróprios para o transporte e descuidos dos carreteiros e batedores. Vejamos um pouco desses 3 pontos citados.
# Detalhes técnicos
São pontos que determinam o sucesso do transporte de cargas especiais. Desde a amarração correta da peça até o posicionamento da peça em cima do reboque ou semirreboque. É um bom caminho elaborar um plano de transporte, para simular o desenho do conjunto transportador já com a carga em cima. É normalmente um desenho em CAD no qual o projetista aponta pontos como locais de amarração da peça, excesso traseiro, distribuição de peso por eixo etc., informações essenciais para dar entrada a liberação do DNIT.
Recomenda-se sempre uma vistoria da peça, medir e procurar conhecer o peso real.
# Equipamentos impróprios
Um dos maiores erros em transporte de cargas especiais é tentar utilizar veículos que não são adequados a essa modalidade rodoviária. Num país como o Brasil de relevo e condições viárias bem distintas, é um risco altíssimo para o embarcador da carga, optar por uma transportadora que não disponibilize veículo trator e reboque que consigam realizar toda operação.
Num transporte desse nível são usados equipamentos específicos para cargas com muito peso e excesso nas dimensões. Então, habitue-se e procure conhecer veículos e implementos, tais como:
– Vigas, plataformas, gôndolas, espaçadores
– Linhas de eixo
– Pranchas extensíveis (automáticas ou manuais)
– Dolly
– Cavalo mecânico modular auto propelido
– Cavalo mecânico “Pedra”
– Cavalo mecânico com mais de 3 eixos
São exemplos de equipamentos que uma transportadora precisará para oferecer um eficaz serviço, sem colocar em risco a entrega de seu produto.
# Imperícia humana
A responsabilidade do carreteiro durante a movimentação de cargas especiais é sem dúvida a parte mais importante deste serviço. Afinal, ele é o responsável por colocar em prática todo o planejamento pensado para viagem. Esse é o motivo de recrutar criando critérios rigorosos e depois manter uma capacitação contínua para esse profissional.
Evidente que mesmo com treinamento e muita orientação, monitorar o trabalho do motorista será sempre rotina do pessoal de retaguarda. Para isso, existem instrumentos como rádios-comunicadores, sistemas via-satélite, cronotacógrafo aferido e tantos outros.
Porém, isso não livra o transporte de incidentes. Basta um simples descuido para uma peça muito alta raspar num viaduto, ou se tiver muita largura bater num veículo de terceiros. Então é sempre recomendável, a cada final de viagem conversar com o motorista para saber das dificuldades do trajeto.
Outro detalhe é que nunca se deve pedir para o motorista “ser mais rápido”. Lembre-se que a própria AET (Autorização Especial de Trânsito) do DNIT é um documento que orienta a operação; velocidade e horários da viagem são estabelecidos nela. Quem infringe a AET, está passível de multa e ainda pode colocar vidas em risco.
O sucesso de um transporte de cargas especiais
Alcançar um resultado positivo ao final de um transporte de cargas indivisíveis é: avarias e interrupções zero. Ficar preso em vistorias da Polícia Rodoviária, por exemplo, por não ter amarração certa, ou erro na AET é um problema que nenhuma embarcadora precisa ter.
Confiar peças com valor agregado tão importante, e operação tão minuciosa é escolha difícil. Porém, com a transportadora certa eliminará problemas dessa natureza em um transporte de cargas especiais.
Assim como o controle dos custos no transporte de cargas especiais é muito importante, também é importante saber tudo sobre o transporte de cargas para o mercosul. É por isso que te aqui abaixo um ebook totalmente gratuito, onde você aprenderá tudo relacionado ao transporte de carga no Mercosul. Clique abaixo para fazer o download.
El modo carretera es responsable de más del 60% del movimiento de carga en Brasil. Varios sectores dependen del pleno funcionamiento del transporte por carretera para mantener sus actividades. Y dentro de este complejo sistema, las cargas especiales son un capítulo aparte en el movimiento de productos por las carreteras brasileñas.
Se denomina cargas especiales a aquellas que tienen unas medidas (largo x ancho x alto) y peso que superan los límites de lo que se considera un estándar comercial. Este parámetro está establecido por el CTB (Código de Tránsito Brasileño) y estudios del DNIT (Departamento Nacional de Infraestructura de Transporte).
Respecto a las dimensiones que constituyen una carga especial, la Resolución 211/2006 del CONTRAN (Consejo Nacional de Tránsito) establece que un conjunto de transporte (vehículo tractor + remolque o semirremolque + carga) es indivisible cuando:
– PBTC (Peso Bruto Total Combinado) es menor o igual a 91 toneladas
– Longitud total superior a 19,80 m
– Ancho superior a 2,60 m
– Altura superior a 4,40 m
Los ejemplos más comunes de cargos especiales son:
– Máquinas para uso industrial o agrícola
– Transformadores y reactores para generar energía.
– Locomotoras, vagones de ferrocarril u otros vehículos que excedan las dimensiones y deban ser transportados
– Equipos o estructuras de construcción
– Partes de componentes eólicos (palas, tubos, aerogeneradores, etc.)
– Grandes grúas y sus secciones.
Además de éstas, cualquier maquinaria o estructura que tenga sobredimensiones entrará dentro del conjunto de normas que autorizan el transporte de cargas especiales. Así, un fabricante de máquinas debe comprender, por ejemplo, que no puede llevar su producción desde la fábrica hasta el cliente final al azar. Dependiendo del peso o tamaño de su producto, requerirá una planificación más profunda para continuar su recorrido.
La falta de conocimiento sobre estos aspectos es un factor importante en los altos costos que implica esta operación. También es la mayor causa de incidencias durante el transporte. Por ello, es vital conocer todos los aspectos técnicos y contar con el mejor equipo para transportar cargas especiales.
Antes de centrarnos en estos gastos del transporte de carga indivisible, comprendamos un poco cómo se regula. Y luego veremos algunos villanos de la rutina logística del segmento.
¿Qué regula el transporte de carga especial?
Los lineamientos que califican el transporte de cargas indivisibles son la Resolución DNIT 01/2016. Contiene los lineamientos que se deben cumplir para poder mover este tipo de carga. Este conjunto de leyes contiene temas que definen el equipamiento y condiciones para que una carga especial inicie su viaje.
La Resolución está propuesta para monitorear el transporte de cargas especiales, pero también para garantizar la seguridad en las carreteras y preservar su integridad. Cualquier acción que vaya en contra de las recomendaciones del DNIT estará sujeta a estrictas multas, e incluso al embargo de la carga.
Y un transportista que pretenda realizar dicho movimiento de carga deberá asumir este compromiso legal y disponer de una flota específica para realizar el transporte. Entendamos ahora la importancia de esta estructura para la logística del exceso de carga.
Transporte de cargas especiales en acción
Aquí explicaremos cómo funciona el transporte de cargas indivisibles, mostrando las mayores dificultades durante toda la operación desde la carga hasta la descarga. Y cómo estos puntos afectan directamente a resultados importantes para el transportista: la satisfacción del cliente y el beneficio real del transporte.
Pocos imaginan que al transportar piezas tan robustas los daños sean tan habituales. Ocurren la mayoría de las veces por detalles técnicos, el uso de equipos inadecuados para el transporte y descuidos por parte de los transportistas y exploradores. Echemos un vistazo a estos 3 puntos mencionados.
# Detalles técnicos
Estos son puntos que determinan el éxito del transporte de carga especial. Desde amarrar correctamente la pieza hasta posicionar la pieza encima del remolque o semirremolque. Es una buena forma de elaborar un plan de transporte, para simular el diseño del conjunto transportador con la carga ya encima. Normalmente es un dibujo CAD en el que el diseñador señala puntos como puntos de fijación de la pieza, exceso trasero, distribución de peso por eje, etc., información imprescindible para entrar en la liberación del DNIT.
Siempre se recomienda inspeccionar la pieza, medirla e intentar conocer el peso real.
# Equipo inadecuado
Uno de los mayores errores en el transporte de carga especial es intentar utilizar vehículos que no son aptos para este tipo de vías. En un país como Brasil con condiciones de terreno y caminos muy diferentes, es un riesgo muy alto para el transportista de carga elegir un transportista que no proporcione un vehículo tractor y un remolque que pueda realizar toda la operación.
En el transporte de este nivel se utilizan equipos específicos para cargas con mucho peso y exceso de dimensiones. Así que acostúmbrese a ello
y tratar de aprender sobre vehículos e implementos, tales como:
– Vigas, plataformas, góndolas, espaciadores.
– Líneas de eje
– Tablones extensibles (automáticos o manuales)
– muñeca
– Caballo mecánico modular autopropulsado
– Caballo mecánico “Pedra”
– Caballo mecánico con más de 3 ejes.
Estos son ejemplos de equipos que un transportista necesitará para ofrecer un servicio eficaz, sin poner en riesgo la entrega de su producto.
# Negligencia humana
La responsabilidad del transportista en el movimiento de cargas especiales es sin duda la parte más importante de este servicio. Al fin y al cabo, él es el responsable de poner en práctica toda la planificación diseñada para el viaje. Esta es la razón de contratar creando criterios estrictos y luego manteniendo una formación continua de este profesional.
Obviamente, incluso con capacitación y mucha orientación, monitorear el trabajo del conductor siempre será una rutina para el personal administrativo. Para ello existen instrumentos como radiocomunicadores, sistemas satelitales, cronotacógrafo medido y muchos otros.
Sin embargo, esto no evita que el transporte sufra incidencias. Basta un simple descuido para que una pieza muy alta roce un viaducto o, si es demasiado ancha, impacte contra un vehículo ajeno. Por ello, siempre es recomendable, al final del viaje, hablar con el conductor para informarse de las dificultades del trayecto.
Otro detalle es que nunca se debe pedir al conductor que “sea más rápido”. Recuerde que la AET (Autorización Especial de Tráfico) del DNIT en sí es un documento que orienta la operación; En él se establecen la velocidad y los tiempos de desplazamiento. Cualquier persona que viole la AET está sujeta a una multa e incluso puede poner en riesgo su vida.
El éxito del transporte de carga especial
Lograr un resultado positivo al final del transporte de cargas indivisibles es: cero averías e interrupciones. Quedarse atascado durante las inspecciones de la Policía de Carreteras, por ejemplo, por no tener el trincaje adecuado o por un error en el AET es un problema que ningún transportista necesita tener.
Confiar piezas con un valor añadido tan importante y un funcionamiento tan meticuloso es una elección difícil. Sin embargo, con el transportista adecuado eliminarás problemas de esta naturaleza al transportar carga especial.
Así como es muy importante controlar los costos al transportar carga especial, también es importante saber todo sobre el transporte de carga al Mercosur. Por eso a continuación te dejamos un ebook completamente gratuito, donde aprenderás todo lo relacionado con el transporte de carga en el Mercosur. Haga clic a continuación para descargar.
23/06/2020
23/06/2020
Segredos no Transporte de Máquinas no MERCOSUL Secretos en el Transporte de Máquinas en el MERCOSUR
Entre os países que formam o Mercosul, o Brasil sem dúvidas é o mais importante. Além de ter o potencial produtivo mais relevante, é daqui que partem boa parte das matérias-primas e produtos manufaturados, para atender o bloco econômico. É o modal rodoviário o mais utilizado para escoar a produção brasileira para os países vizinhos. […]
Entre los países que forman el Mercosur, Brasil es sin duda el más importante. Además de tener el potencial productivo más relevante, de aquí provienen gran parte de las materias primas y productos manufacturados, para servir al bloque económico. El transporte por carretera es el más utilizado para transportar la producción brasileña a los países vecinos. […]
23/06/2020
23/06/2020
5 erros no transporte de equipamentos e máquinas no Paraguai 5 errores al transportar equipos y máquinas en Paraguay
O transporte de equipamentos para o Paraguai é uma operação que exige muita experiência da transportadora. É necessário atenção há alguns detalhes importantes para não comprometer a entrega do maquinário de seu cliente. Aqui vamos apresentar 5 erros mais comuns nesse translado. É importante inicialmente já enquadrar o transporte de equipamento como uma movimentação de uma […]
El transporte de equipos a Paraguay es una operación que requiere mucha experiencia por parte del transportista. Es necesario prestar atención a algunos detalles importantes para no comprometer la entrega de la maquinaria de su cliente. Aquí te presentaremos 5 errores más comunes en esta transferencia. Es importante encuadrar inicialmente el transporte de equipos como un movimiento de un […]
23/06/2020
23/06/2020
Perguntas na hora de contratar transportes especiais Preguntas al contratar transporte especial
Transporte de cargas especiais É uma modalidade rodoviária que envolve complexa logística, e normalmente é utilizada para atender a produção industrial, e outros setores que precisem deslocar equipamentos de grandes dimensões, como construção civil, energia e agricultura. A nomenclatura desse tipo de transporte tem sinonímia com carga excedente, carga indivisível e carga superdimensionada. Nesse texto […]
Transporte de carga especial Es una modalidad por carretera que involucra una logística compleja, y normalmente se utiliza para atender la producción industrial, y otros sectores que necesitan mover equipos de gran tamaño, como construcción civil, energía y agricultura. La nomenclatura de este tipo de transporte es sinónimo de exceso de carga, carga indivisible y carga sobredimensionada. En este texto […]
23/06/2020
23/06/2020
Guia completo do transporte ao Mercosul Guía completa de transporte al Mercosur.
No início dos anos 90, em reunião extraordinária dos países que compunham o Mercosul (Mercado Comum do Sul), naquela época, assinaram o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre. Uma formalização que tem o intuito de avançar na integração do principal bloco econômico da América do Sul. No Brasil isso se desdobra no Decreto de Lei 99704/1990 que dispõe […]
A principios de los años 90, en una reunión extraordinaria de los países que integraban el Mercosur (Mercado Común del Sur), en ese momento, firmaron el Acuerdo sobre Transporte Terrestre Internacional. Una formalización que apunta a avanzar en la integración del principal bloque económico de América del Sur, en Brasil, esto se desarrolla en el Decreto Ley 99704/1990, que prevé […]
23/06/2020
23/06/2020
Cargas indivisíveis – Como resolver os desafios logísticos com segurança no transporte? Cargas indivisibles – ¿Cómo resolver los desafíos logísticos de forma segura en el transporte?
No Brasil poucas empresas têm expertise para realizar o complexo transporte de cargas indivisíveis. Além de equipamentos específicos para transportar peças de dimensões e peso acima do considerado comercial, é necessário ter profissionais habilitados para tal. Esses são princípios básicos para transportar com segurança essas cargas especiais. Incialmente é importante saber como os órgãos fiscalizadores […]
En Brasil, pocas empresas tienen la experiencia para realizar el transporte complejo de cargas indivisibles. Además de equipos específicos para transportar piezas de dimensiones y peso superiores a lo considerado comercial, es necesario contar con profesionales cualificados para hacerlo. Estos son principios básicos para transportar de forma segura estas cargas especiales. Inicialmente, es importante saber cómo los órganos de control […]
23/06/2020
23/06/2020
Custos Escondidos no Transporte de Cargas Especiais Costos Ocultos en el Transporte de Carga Especial
O transporte de cargas especiais tem custos operacionais bem distintos da logística comercial. Trata-se de uma operação bem complexa que envolve desde o roteiro da viagem a capacitação dos motoristas. Soma-se a isso, detalhes que são esquecidos das planilhas dos gestores de frota, mas que fazem um diferencial tremendo na conta final. Vamos conversar um […]
El transporte de carga especial tiene costos operativos muy diferentes a la logística comercial. Se trata de una operación muy compleja que involucra desde el itinerario de viaje hasta la formación de los conductores. A esto se suman detalles que se olvidan en las hojas de cálculo de los gestores de flotas, pero que marcan una enorme diferencia en la factura final. Hablemos […]
23/06/2020
23/06/2020
Frete mínimo – importância, penalidades e a nova tabela Envío mínimo: importancia, penalizaciones y la nueva tabla
O valor do frete mínimo surge na agenda política do Brasil após conturbado mês de maio de 2018. Manifestações em todo país trouxe à tona o debate sobre sua frágil rede de transportes, e problemas que atingem transportadoras e transportadores autônomos. Qualquer estratégia de empreendimento elaborada no Brasil considera o modal rodoviário dentro de sua logística. Isso […]
El valor del flete mínimo aparece en la agenda política de Brasil después del turbulento mes de mayo de 2018. Las manifestaciones en todo el país pusieron en primer plano el debate sobre su frágil red de transporte y los problemas que afectan a los transportistas independientes. Cualquier estrategia de negocios desarrollada en Brasil considera el transporte por carretera dentro de su logística. Eso […]
23/06/2020
23/06/2020
Principais cuidados no transporte de carga perigosa Principales precauciones al transportar carga peligrosa
Principais cuidados no transporte de carga perigosa Os cuidados no transporte de carga perigosa são imprescindíveis neste tipo de operação. E eles não são aleatórios, existe legislação específica que determina a prática de transportadoras que oferecem o serviço. Confira tudo sobre o assunto nesse texto. As orientações que regulamentam o transporte rodoviário brasileiro de produtos perigosos são […]
Principales precauciones al transportar carga peligrosa El cuidado al transportar carga peligrosa es fundamental en este tipo de operaciones. Y no son aleatorios, existe una legislación específica que determina la práctica de los transportistas que ofrecen el servicio. Consulta todo sobre el tema en este texto. Las directrices que regulan el transporte por carretera brasileño de productos peligrosos son […]
23/06/2020
23/06/2020
Cargas especiais: Como melhorar o transporte e distribuição da sua empresa Cargas especiales: Cómo mejorar el transporte y distribución de tu empresa
As cargas especiais são símbolos de avanço e transformação. E para transportar de forma eficiente maquinários e equipamentos robustos pelas estradas brasileiras é preciso planejamento, apoio logístico e frete de qualidade. E como combinar esses 3 pontos? Vejamos no decorrer desse texto. Os setores agropecuário e industrial são considerados bases de qualquer economia. Responsáveis por […]
Los cargos especiales son símbolos de avance y transformación. Y para transportar eficientemente maquinaria y equipos robustos por las carreteras brasileñas, se requiere planificación, apoyo logístico y transporte de calidad. ¿Y cómo combinar estos 3 puntos? Veamos a lo largo de este texto. Los sectores agrícola e industrial se consideran las bases de cualquier economía. Responsable de […]
05/02/2024
05/02/2024
Teste de notícia Teste de notícia espanhol
Tesde descrição curta notícia em português.
Tesde descrição curta notícia em espanhol.